Doces

Churros

Olha o Churros!

Era gritando essa frase que o moço da carrocinha de churros chamava a atenção da criançada perto da minha escola. E a minha também, claro! Como era bom… Quando trabalhava no Centro do Rio de Janeiro elas tinham ponto certo perto do Tribunal de Justiça Estadual, bem como de algumas paradas de ônibus. Hoje em dia, no verão, eu também vejo essas carrocinhas pra lá e pra cá nas praias do sul do país.

Quem nunca comeu deve ao menos se lembrar de como o Chaves (da TV) adorava o churros, e deve ter ficado com água na boca!

Mas também, como não gostar dessa massa deliciosa recheada (ou coberta) de doce de leite?

Meus filhos pediram e eu, é claro, tive que fazer aqui em casa! Sucesso, sucesso, sucesso! Até o meu pequeno chocólatra amou na primeira mordida, e foi só elogios, pra alegria geral da mamãe aqui!

Ingredientes:

1 1/2 xícara de água

2 colheres (sobremesa) de manteiga

2 colheres (sobremesa) de açúcar

1 pitada de sal

1 colher (chá) essência de baunilha

3 ovos

Modo de preparo:

Em uma panela, em fogo médio, adicione a água, a manteiga, o açúcar, o sal e a baunilha e deixe ferver.

Abaixe um pouco o fogo e acrescente, aos poucos, a farinha de trigo, mexendo sem parar, por cerca de 10 minutos, que é o tempo necessário para que a massa cozinhe por completo e comece a se desprender do fundo da panela.

Aguarde a massa esfriar e acrescente um ovo de cada vez, misturando bem a massa (com as mãos ou com o uso de uma batedeira), até que a massa esteja homogenia.

Deixe a massa na geladeira por cerca de 20 minutos.

Coloque-a em um saco de confeiteiro com o bico pitanga (frisado) e despeje a quantidade necessária no óleo quente (180°C), cortando a massa com o auxílio de uma faca.

Aqui em casa usamos um bico pequeno e com isso fiz mini churros. O rendimento é grande. Mas você pode fazer com o bico maior ou, caso não o tenha, modelar pequenos cilindros com as mãos antes de fritá-los.

Quando estiver levemente dourado em baixo vire-o para fritar a parte de cima. Escorra bem e deixe sobre um recipiente com papel toalha para absorver toda a gordura.

Você terá uma massa crocante e sequinha! Polvilhe açúcar e canela sobre eles.

Se fizer mini churros não será viável recheá-los, mas você poderá servir a porção com a cobertura a parte. Aqui em casa nós usamos doce de leite (basta cozinhar a lata de leite condensado por 20 minutos na panela de pressão – após iniciado aquele “apito” – e não esquecer de que a lata deverá estar fria para ser aberta), mas você pode servir apenas com açúcar e canela ou ainda goiabada pastosa, ganache de chocolate, dentre tantas opções mais.

E não se esqueça de usar a #eunoamandoohoje ou de nos mandar a sua foto (amandoohoje@gmail.com) para que possamos compartilhá-la em nosso Facebook e Instagram!

390fdf1c-a605-4337-b750-89b9210d90ef

Anúncios

14 comentários em “Churros

  1. Que nostalgia Mi! Até hoje passa o carro de churros em casa, mas agora eles colocam a musiquinha: “Está passando bem em frente à sua casa o delicioso churros, venha experimentar é uma delícia” hahahah Amei a postagem, deu água na boca meeesmo! 😀

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s