Prato principal

Creme de Brócolis

Nesse tempinho bom uma sopinha ou creme quentinho sempre cai bem!

Para variar um pouco dentre as tradicionais sopas Minestrone (legumes com macarrão), Feijão, Canja e Caldo Verde, que tal experimentar um delicioso Creme de Brócolis? Pode estar certo que até mesmo aqueles que não são muito fãs dessa “arvorezinha” (como diziam meus filhos quando era menores) vão repetir!

Ingredientes:

2 brócolis

3 batatas médias

1 cebola média

4 dentes de alho

1 xícara de queijo ralado (aproximadamente 80g – eu usei o queijo colonial, mas você pode usar aquele que mais lhe agrada o paladar)

500ml de caldo de galinha (eu usei o feito em casa. Se você não tiver pronto pode completar com água ou usar o tablete industrializado em 1l de água)

500 ml de água

Azeite

Sal a gosto

Noz moscada a gosto

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela refogue a cebola cortada em pedaços bem pequenos. Quando ela estiver transparente, quase dourando, adicione o alho picado (ou amassado).

Após refogar alho e cebola juntos, adicione as batatas cortadas em cubos pequenos (para agilizar o cozimento você poderá ralar – ralo grosso – a batata) e o brócolis já higienizado e cortado. Refogue-os em fogo baixo, mexendo sempre para não grudar no fundo, e adicione todo o caldo e água.

Deixe cozinhando em fogo médio baixo até que os legumes estejam macios.Com o auxílio de um liquidificador, processador ou mixer bata todos os ingredientes juntos, formando um caldo.

Retorne o creme ao fogo baixo para apurar um pouco mais e tempere o caldo com sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto.

Antes de servir adicione o queijo ralado, misturando-o bem.

Sirva com um fio de azeite, torradas e… se você gostar de queijo tanto quanto eu, polvilhe um pouco mais de queijo (desta vez usei parmesão) sobre o creme.

m_IMG_8409

Dica1: Se você quiser um caldo mais ralo, adicione água quente (quase fervendo) aos poucos até obter a consistência desejada.

Dica2: Se quiser uma crocância a mais, experimente salpicar um pouco de bacon fatiado em cubos pequenos sobre o caldo.

Anúncios

3 comentários em “Creme de Brócolis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s