Doces

Canjica

Já estamos no meio do ano, dá pra acreditar? O bom do tempo ter passado rápido assim é que chegou a temporada de Festas Juninas!!! Adoooooro!!!

E se tem uma receita tipicamente junina, mas que não falta em casa qualquer que seja a época é a canjica!

Quando eu era criança, no Paraná, a gente comia canjica fria polvilhada com canela. No Rio de Janeiro, no entanto, aprendi a comê-la quente (também com canela em pó). Engraçado, pois era pra ser o contrário devido ao clima das duas cidades, não acham?

Outra lembrança intensa que tenho desse doce junino em minha vida foi quando ganhei meu primeiro filho (por coincidência, no mês de junho). À época eu ouvia falar que comer chocolate enquanto se amamentava (principalmente naquele período inicial dos 3 meses) fazia mal ao bebê pois piorava as cólicas (que ele já tinha de forma intensa). Mas como eu me tornei a “dona formiga” nessa época e queria muito comer doce, optei pela canjica. Comia sempre! Me esbaldava!

Atualmente eu faço mais por conta da minha caçula, que sempre pede. E pedido de comida de filho, pra mim, é uma ordem! Fico mais do que contente em fazer o que for para eles, especialmente na cozinha!

Então vamos à receita?

Ingredientes:

1 pacote de canjica (500g)

Água

1l de leite (eu costumo usar o integral)

2 latas de leite condensado

Canela em pó (opcional – para polvilhar ao final)

 Modo de preparo:

Separe os grãos eventualmente estragados do milho branco (como no caso do feijão), descartando-os. Coloque os grãos que serão utilizados em um recipiente, cobrindo-o com água. Deixe de molho de um dia para o outro.Se estiver com pressa, tente aguardar ao menos 1 hora (o ideal mesmo seriam 7 horas). Isso ajudará não apenas a amaciar o grão, mas principalmente a dar tempo para que enzimas, lactobacillus e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico, que por sua vez impede a absorção de importantes minerais pelo nosso organismo.

Após esse tempo de molho, enxague os grãos e coloque-os em uma panela de pressão com água limpa até cerca de 1 litro de água. Deixe cozinhando por aproximadamente 40 minutos em fogo médio/baixo.

Quando toda a pressão tiver saído, abra a panela e com o auxílio de uma colher ou espátula desgrude os grãos uns dos outros. Certificando-se de que os grãos estão devidamente macios, escorra toda a água do cozimento (caso ainda esteja duro leve por mais 10 minutos, aproximadamente, ao fogo, acrescentando água se necessário).

Adicione o leite e o leite condensado e sem tampar leve ao fogo baixo por mais 20 minutos, até o caldo engrossar um pouco (ele fica mais grosso quando esfria).

Sirva quente ou fria, de acordo com a sua preferência.

Polvilhe a canela sobre doce na hora de servir ou separe em porções pequenas, polvilhe a canela sobre os mesmos e deixe-os na geladeira para facilitar para as crianças.

m_IMG_8086

Dica: Você também pode servir/consumir a canjica com farofa de paçoca, deixando-a ainda mais com “cara de Festa Junina”! Basta esfarelar a paçoca sobre o doce.

5 comentários em “Canjica

  1. Verdade Michelle. A canjica é top! Quanto mais cremosa e macia melhor é. Tem pessoas que não conseguem prepará-la bem, fazendo com que os grãos da canjica fique durinho, e na minha opinião eu não curto. Já comi sagu no lugar do milho e confesso que gostei muito porque ficou extremamente macia kkkkkk. Mas quanto a comer só em junho, tô fora. Eu como em todos os meses kkkkkk abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Justamente! às vezes eu prefiro até deixar ela um pouco a mais na panela de pressão pra garantir mesmo essa maciez, que faz toda a diferença! Nunca comi canjica feita com sagu! Que diferente!! A festa junina é só mais uma desculpa pra enfiarmos o pé na jaca, não é mesmo? rs Abraços!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

