Projetos com as criancas · Projetos Lar Doce Lar

O Calvário

Mesmo entre os cristãos, a celebração do Natal é algo muito maior e mais “intenso” do que da Páscoa.

Mas a Páscoa não é para celebrar justamente a morte e ressurreição daquele que veio ao mundo para nos salvar? Não foi através desta morte que nos foi dada a salvação e a vida eterna? Esta foi a maior prova de amor que existiu – um homem íntegro, puro, sem pecados, sem mácula alguma morreu uma morte dolorosa e nada digna em amor e misericórdia de cada um de nós…

Então como podemos deixar essa ocasião especial passar em branco desta forma?

Foi ao levantar estas questões para mim mesma que decidi que a partir deste ano as celebrações de Páscoa em nossa casa serão especiais, vivas, alegres, assim como a festa de Natal.

Por esta razão, e sabendo que o aprendizado das crianças tem muita relação (direta) com o visual que resolvi fazer o Calvário.

Eu vi essa representação em diversos sites, com uma mudança aqui ou ali, e achei a ideia maravilhosa! Espero que você também goste e faça em sua casa para que nesta Páscoa todos possam ser lembrados da verdadeira comemoração!

Itens necessários:

1 prato de cerâmica grande

1 vaso de parede pequeno (você pode usar o normal, mas este fica mais firme e não rola)

1 prato de cerâmica pequeno

Seixos (eu usei o de mármore mas você pode colocar o que mais lhe agradar)

Terra

Alpiste (ou painço)

Gravetos

Linha de costura marrom (ou barbante)

Tinta preta

m_IMG_7701

Como montar:

Pinte o interior do vaso de parede de preto. Eu utilizei uma tinta em spray, que é mais prática por deixar a cor uniforme e seca mais rápido. Com isso, o interior vaso passará a sensação de profundo, escuro, obscuro e de uma espécie de caverna.

Enquanto espera a secagem do vaso, cubra o prato grande de cerâmica com um pouco de terra.

m_IMG_7705

Posicione o vaso deitado sobre a terra que está no prato grande de cerâmica (não é preciso centralizá-lo).

Faça um caminho com os seixos ou as pedrinhas que desejar, indicando o caminho direto para o sepulcro.

m_IMG_7707

Cubra todo o vaso com terra, formando uma espécie de montanha.

m_IMG_7709

Sobre a “montanha” espalhe a semente escolhida para que, ao nascer, dê a aparência de um gramado.

Use o prato menor de cerâmica para tapar a saída do sepulcro. Você poderá, se preferir, substituir esse prato por uma pedra grande que garanta a mesma finalidade.

m_IMG_7710

Separe os gravetos com base em seus tamanhos para formar as 3 cruzes do Calvário. Eu, propositalmente, fiz a do centro, que é a de Cristo, maior que as demais, para ter mais destaque. Com o auxílio de uma tesoura cortei as pontas para igualar os gravetos e enrolei com a linha de costura marrom.

m_IMG_7714

Com cuidado, coloque cada uma das cruzes sobre o morro.

m_IMG_7716

Regue com delicadeza as sementes (eu usei um borrifador), e aguarde-as brotar.

Você pode colocar o Calvário na entrada de sua casa, em seu jardim (cuidado para não deixar em um local exposto à chuva forte para não desmanchar tudo) ou até mesmo em um cantinho de sua casa. O principal é que seja em um local onde você e sua família possam sempre visualizá-lo a fim de serem constantemente lembrados da importância dessa data e do amor contido naquela morte e ressurreição.

Não deixe de contar a história para seus pequenos junto desse Calvário, para que eles possam visualizar como foi e imaginar os detalhes em suas mentes.

E o mais importante! No domingo da ressurreição, deixem o sepulcro aberto a fim de que todos vejam e saibam que Cristo não está morto, mas ressuscitou dentre os mortos e vivo está!!

Anúncios

3 comentários em “O Calvário

  1. Ameeeeeei! Nunca tinha visto ou pensado nisso! No Natal sempre temos o auxílio dos presépios! Mas na Páscoa, realmente passava batido esse olhar cristão, e o foco permanecia no plano comercial de coelhinhos e ovos! Vou fazer com minhas crianças em casa neste final de semana! Depois te mando foto! Bjssss! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu também achei o máximo, e as crianças adoraram! Não deixaremos de fazer a caça aos ovos (tema do post de sábado! 😉 ), mas temos que priorizar oq ue de fato é prioritário, e neste caso é a morte e ressurreição de Cristo! Estou pensando em outras ideias nesse sentido e espero poder posta-las em breve! Manda a foto, sim, por favor! Gosto de postar o que vocês fazem no Facebook e Instagram!! Beijinhos!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s