Você sabia?

Fim do horário de verão 2015/2016

O horário de verão de uma história de amor e ódio que se repete todo ano. Não tem jeito! Ou você o ama ou o odeia!

Alguns acham que você ganha uma hora a mais para aproveitar o dia, que parece ser mais longo e claro por mais tempo. Outros reclamam de terem uma hora a menos de sono.

Independentemente do seu sentimento por essa mudança, fato é que O HORÁRIO DE VERÃO ACABOU HOJE! Com isso você deve atrasar seu relógio em uma hora caso esteja dentre os Estados que adotaram o horário de verão.

Horário de verão 2015 2016

Mas você sabe como surgiu e para que realmente serve essa mudança?

A ideia começou nos Estados Unidos (adepto até os dias atuais)com o intuito de aproveitar de forma mais eficiente a luz natural durante os dias mais longos do ano.

No Brasil o Horário de Verão foi instituído inicialmente e de forma esporádica, em 1931/1932. No verão de 1985/1986 esta medida foi instituída como parte das ações adotadas pelo governo de forma a racionar o consumo de energia elétrica devido à falta de água nos reservatórios das hidrelétricas. Desde então o horário de verão passou a ser instituído anualmente.

Com a implantação do Horário de Verão no período primavera-verão, quando a luz do sol incide por mais tempo em nosso hemisfério, é possível reduzir substancialmente o consumo de energia elétrica (principalmente no período das 18h às 21h) em todos os tipos de unidades consumidoras no País, sejam elas residências, comerciais, industriais ou entes e logradouros públicos.

Neste ano de 2016 a economia foi de R$7,7 bilhões, visto que sem o Horário de Verão esse montante seria necessário para investimento no sistema elétrico. Só o custo com a geração térmica – que como vocês devem lembrar foi uma das responsáveis pelo aumento do valor da energia elétrica em 2015 – foi de R$ 162 milhões.

Fontes: Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS.

Anúncios

2 comentários em “Fim do horário de verão 2015/2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s