Projetos Lar Doce Lar

Economia doméstica (parte 1)

A crise financeira na qual vivemos enquanto sociedade e país afeta a todos, ainda que indiretamente, em razão das altas nos mercados, na mensalidade e no material escolar, dentre tantas coisas mais.

E como se esse já não fosse um bom motivo para pensarmos em alternativas viáveis para economizarmos, quem é que não gosta de ter um dinheirinho sobrando?

Por estas razões – e fazendo jus ao sangue libanês que corre em minhas veias – resolvi postar aqui algumas dicas do que podemos fazer para economizar um pouco. Como são muitas as dicas e para não ficar uma leitura cansativa, precisarei dividir em mais de um post! Segurem a ansiedade um pouquinho, por favor! E aproveitem para compartilhar conosco como foi, nesse meio tempo, colocar essas dicas em prática e se vocês também têm alguma dica valiosa para economizarmos ainda mais! 😉

  • Forno quente

Se você tem várias coisas para assar, aproveite para fazer tudo de uma vez! Coloque itens diversos para assar junto. Se isso não for possível em razão do tamanho do forno, do tempo e da temperatura que cada um exige e do fato de nem sempre ser possível abrir o forno – para evitar que o bolo fique “solado” – para tirar um item que esteja pronto enquanto o outro ainda precisa de mais tempo, saiba basta se organizar  para garantir a economia! Organize-se quanto à temperatura que cada um demandará, iniciando da menor para a maior. Asse um após o outro. Isso garantirá menos tempo e, principalmente, gás (ou energia elétrica caso seu seja elétrico, como o meu) para que o forno chegue à temperatura adequada.

  • Reutilizando a água do chuveiro

Sabe aquela água fria que sai do chuveiro logo no começo? Recolha-a com um balde e utilize-a (i) na limpeza da casa, (ii) para completar a água da lava roupas, (iii) para “dar descarga”, (iv) para regar as plantas da hortinha ou do jardim, (v) para lavar o carro, (vi) para lavar a calçada, (vii) para dar banho no seu pet, (viii) ou que tal utilizá-la para uma guerrinha de água no jardim para as crianças se refrescarem nesse verão, evitando o gasto com o delicioso porém nem sempre barato “banho de mangueira”?

fight-with-water-1439728

  • Reutilizando a água da lavadora de roupa

A água utilizada no enxague das suas roupas pela máquina de lavar pode ser despejada em um balde (preste atenção quando chegar a este ciclo e coloque o cano que retira a água da máquina diretamente no balde) e posteriormente utilizada para (i) lavar o chão da casa, (ii) lavar o carro, (iii) “dar descarga”…

  • Economizando na água da descarga

O fluxo de água despejado no vaso sanitário na hora de dar a descarga nem sempre é o efetivamente necessário. Costuma ser maior, na verdade! Fora as alternativas acima, você também pode economizar na água da descarga colocando dentro da caixa acoplada uma garrafa pet com água dentro. Respeitando as leis da física (“dois corpos não ocupam o mesmo lugar”), aquele espaço já preenchido pelo litro de água engarrafado não será ocupado por mais água, e assim você economizará pelo menos um litro de água por descarga! Vale ou não vale a pena?

  • Diminuindo o volume de água das torneiras

Você tem alternativas para evitar a quantidade de água desperdiçada na torneira sem ter que lavar as mãos ou a louça com uns “pinguinhos” apenas. Você pode instalar um “redutor de vazão”, que como o nome mesmo diz diminui o fluxo de água que passará pela torneira, ou um “arejador”, que mistura ar à água fazendo com que a quantidade liberada seja inferior, porém satisfatória. Não são itens caros (você os encontra em lojas de material de construção ou de utilidades em geral), e o investimento vale a pena, já que a economia poderá variar de 50% a 80%!

water-stream-1497379
Torneira com arejador
  • Reutilizando o gelo

Nesta época do ano muita gente aproveita para viajar, principalmente para a costa, a fim de aproveitar o calor, o sol e as praias lindas que temos no Brasil. Se a viagem for de carro e você precisa levar um recipiente com comida ou bebidas e quer os manter gelados; ou se você leva o seu cooler para a praia e quer manter tudo ali dentro fresquinho mesmo debaixo do sol de 40°C; ou ainda, se simplesmente você quer aproveitar para fazer um belo churrasco com os amigos e precisa gelar suas bebidas num cooler, então #ficaadica : Congele algumas (ou várias, dependendo da sua necessidade) garrafas de plástico (pet) com água potável e utilize as mesmas para manter a temperatura do seu recipiente ou cooler! Além de economizar com o gelo,  você ainda terá água geladinha para beber e servir a todos!

  • Compra coletiva de material escolar

Muitos pais já estão correndo atrás do material escolar para a criançada, que muito em breve voltará às aulas. Uma forma de economizar que eu venho adotando há alguns anos é me juntar a outras mães (preferencialmente da mesma sala, já que aí os itens serão realmente os mesmos) e comprar tudo em grande quantidade. Compramos preferencialmente em lojas/papelarias atacadistas. Isso não apenas nos permite comprar os itens mais em conta do que numa papelaria convencional, mas em geral também é possível parcelar em mais vezes em razão do alto valor no total. E outra coisa boa é que em muitas dessas lojas atacadistas você pode adquirir o material pela internet, seja na loja virtual, seja enviando por e-mail a lista do material desejado, e com isso você sequer precisa sair de casa e carregar todo aquele peso de volta.

  • Compra coletiva de supermercado

Pode parecer meio doido, mas faz muito sentido! Comprando em mercados atacadistas você economiza mais do que naqueles convencionais, pois mais “hiper/super” que seja! O problema é que nem sempre nós queremos comprar 8 pacotes de sabão em pó, certo? É aí que entram as amizades e a família! Combine uma data de compra com as pessoas mais próximas, vejam os itens que vocês têm interesse em adquirir em comum e façam uma lista que atenderá em comum à necessidade coletiva. Estes itens, especificamente, poderão ser adquiridos num preço muito melhor, garantindo economia para todos!

  • Manutenção preventiva “gratuita”

A manutenção preventiva é muito importante na hora da economia. É melhor gastar um pouquinho aqui e ali deixando tudo em ordem do que uma grana lascada mais tarde, seja na conta de água porque há um vazamento ou com a substituição de um item que por não ter sido reparado à tempo quebrou-se de vez.
Muita gente possui seguro residencial e, principalmente, seguro automóvel, mas não se dá conta dos benefícios que estes podem proporcionar além de garantir menos dor de cabeça na hora de sinistros e acidentes. Muitos deles oferecem serviços de manutenção para a sua casa – sim, mesmo alguns seguros automóveis oferecem esse benefício. São consertos e revisões de encanamentos, vazamentos e da parte elétrica, instalações de prateleiras e quadros, e até mesmo manutenção no computador e auxílio com os animais de estimação! Em geral eles não costumam cobrar valores adicionais para tanto, mas há um limite no seu uso durante a vigência da apólice. Por isso, vale a pena fazer uma check list enumerando, com base nos serviços prestados, todos os itens que você precisa que sejam checados e reparados e, então, solicitar tudo de uma única vez!

leaky-faucet-1555469

  • Mantenha os pneus calibrados

Mais uma lei da física se aplicando à nossa economia doméstica – e não, eu não era nenhuma aluna exemplar nessa matéria, mas tudo o que envolve aplicação à realidade, ao dia a dia, eu sempre achei interessante. Quanto maior o atrito, maior a força que se faz necessária para tirar um corpo da inércia, certo? Pois bem, se o pneu não estiver devidamente calibrado, então o mesmo diminuirá e estará em maior contato (em termos de superfície total) com o chão. Com isso, a força necessária para tirar seu automóvel da inércia será maior, o que significa um maior gasto com gasolina! Portanto, ao menos uma vez por mês, quando for abastecer o seu carro (ou moto), tire um tempo para calibrá-lo. Seu bolso agradecerá!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

2 comentários em “Economia doméstica (parte 1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s