Coluna da Ana Portinho

Protetor solar

Bom dia!

Mais um ano que se inicia, e com ele novos sonhos, novos projetos…

Quero desejar um Feliz 2016 pra todos, com muita saúde, paz, amor, sabedoria… Enfim, um ano repleto de coisas boas. Que Deus abençoe cada passo, cada sonho, nos dando muita saúde e sabedoria para correr atrás de nosso ideais.

Essa é uma época de muito calor, sol, praia, piscina e não podemos esquecer,  de um produto essencial até os dias nublados: o protetor solar!

As pessoas cometem muitos erros quando o assunto é se proteger do sol. O sol é fonte de vida; fornece-nos cor, calor e alegria. É fundamental para fabricar a Vitamina D, essencial para prevenir o raquitismo (falta de crescimento do osso) nas crianças e a osteoporose (desgaste do osso ou ossos “transparentes”) nos idosos.

Mas também é o principal responsável pelo envelhecimento cutâneo, flacidez e pelo surgimento do câncer de pele.

Tipos de Radiação Solar

Radiação UVA: A radiação UVA é constante durante o ano e penetra profundamente na pele. Esse tipo de radiação não contribui para o câncer de pele.

Radiação UVB: Penetra superficialmente e causam as queimaduras solares. É a principal fonte de alterações celulares que causam predisposição ao câncer da pele. São responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar.

Já os raios UVA não provocam essa reação superficial. Porém, são capazes de penetrar em camadas mais profundas. A exposição excessiva desses raios, ao longo do tempo, danifica a pele e favorece o surgimento de câncer.

O protetor solar atua como uma barreira química que absorve os raios UV, impedindo que eles danifiquem a pele. Protetores que formam uma camada opaca sobre o corpo atuam também como uma barreira física, refletindo a luz solar.

Ao comprar um protetor solar devemos procurar produtos que ofereçam proteção tanto contra os raios UVA como contra os raios UVB, além de escolher um FPS adequado ao nosso tipo de pele.

Os protetores solares com alto fator de proteção (bloqueadores) são indicados principalmente para as pessoas com pele extremamente sensível, que se queima facilmente e quase nunca se bronzeia.

No mercado brasileiro, o FPS dos protetores solares varia de 8 a 50. Os produtos com fatores mais altos funcionam como bloqueadores, mas acima do FPS 30 (que protege a pele de até 97% dos raios UVB) o aumento da proteção é muito pequeno.

Protetor solar 1

7 erros no uso do filtro solar:

  1. Usar filtro solar só na praia ou na piscina;
  2. Usar protetor solar para o outro tipo de pele;
  3. Não reaplicar a proteção solar periodicamente, enquanto está exposto ao sol;
  4. Passar o protetor já estando sob o sol;
  5. Usar apenas maquiagem com filtro solar;
  6. Usar protetor solar vencido;
  7. Praticar esportes sem protetor específico para isso.

Escolha o protetor certo.  Aposte em protetores específicos para o seu tipo de pele, além de confirmar o FPS dele.

Se você é muito clara, comece utilizando o fator mais alto, para maior proteção, evitando insolações e queimaduras.

É sempre bom apostar em protetores à prova d’água, por serem mais resistentes. Mas isso não significa que você não precisa reaplicá-lo depois de entrar na água, devemos reaplicar de duas em duas horas, independente se for à prova d´água ou não.

É importante ressaltar que ele deve ser aplicado 15 minutos antes da exposição ao sol, assim dá tempo de aderir à pele e proteger mesmo!

Nada de tomar sol das 10h ás 16h. É nesse período que os raios danificam mais a pele. Tome muita água e hidrate bem a pele!

Bom Verão e um excelente 2016!!!!!

 

 

Ana

Facebookhttps://www.facebook.com/marykay.apportinho/

Instagram: @apportinho

11263120_838985036185137_4810316493780854337_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s